sexta-feira, 26 de março de 2021

26/03 - 6ª FEIRA

 👉SEXTA-FEIRA - 26/03👈






1º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "NESTOR".


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 


OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A ORALIDADE.

- LEMBRAR A SEQUÊNCIA DOS FATOS OCORRIDOS NA HISTÓRIA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVIDE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA E RELEMBRE A HISTÓRIA DESSA SEMANA, CONTANDO A ESSA PESSOA OS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA.


👉 AGORA, PEGUE A FICHA ABAIXO E, USANDO LÁPIS GRAFITE, COMPLETE COM O SEU NOME, LETRA DO SEU PRÉ II, NOME DA SUA PROFESSORA E DATA DE HOJE. 
DEPOIS, FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTAR A NOVA AMIZADE QUE SE FORMOU NO FIM DA HISTÓRIA.  DE QUE VOCÊ IMAGINA QUE O NESTOR BRINCAVA COM O SEU NOVO AMIGO? FAÇA UM REGISTRO BEM BONITO PARA REPRESENTAR. 





2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- NUMERO 2.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR O NÚMERO 2.

- RELACIONÁ-LO À QUANTIDADE QUE ELE REPRESENTA.

- REALIZAR CORRETAMENTE O TRAÇADO DO NÚMERO 2.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ABRA O SEU ESTOJO E COLOQUE TODOS OS SEUS LÁPIS DE COR EM CIMA DA MESA. ENTÃO, AGRUPE-OS DE DOIS EM DOIS, CONFORME EXEMPLO ABAIXO. 


👉 QUANTOS GRUPINHOS VOCÊ CONSEGUIU FORMAR?


👉 PASSE O SEU DEDO INDICADOR NA TELA DO COMPUTADOR, SEGUINDO AS SETAS QUE INDICAM O MOVIMENTO CORRETO DO NÚMERO "2".



👉 PEGUE A SUA APOSTILA DE NÚMEROS E ABRA NA PÁGINA ABAIXO. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE. 


👉 AGORA, CONTE  QUANTOS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VOCÊ VÊ E ANOTE NO QUADRO. DEPOIS, USANDO O LÁPIS GRAFITE, SEPARE OS COELHINHOS DA MÔNICA DE DOIS EM DOIS. POR FIM, CUBRA OS PONTILHADOS PARA FORMAR O NÚMERO DOIS.




3º MOMENTO

ASSUNTO: 


- BRINCADEIRA


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS.

- DESENVOLVER A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO.

- DESENVOLVER HABILITADES DE MIRA E DIREÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVIDE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ. 

COLOQUEM TRÊS BALDES/BACIAS EM LOCAIS DE DIFERENTES NÍVEIS/ALTURA. CADA PARTICIPANTE, DEVERÁ TER UMA BOLINHA. CASO VOCÊS NÃO TENHAM, PODERÃO USAR BOLINHAS DE MEIA.

FAÇAM UMA MARCAÇÃO NO CHÃO, PARA DELIMITAR ATÉ ONDE VOCÊS PODERÃO SE APROXIMAR DOS BALDES/BACIAS. 

VOCÊS DEVERÃO ARREMESSAR AS BOLINHAS EM DIREÇÃO AOS BALDES/BACIAS, TENTANDO ACERTAR DENTRO DELES. CADA VEZ QUE ACERTAREM, MARCARÃO UM PONTO. QUEM CHEGAR A DEZ PONTOS PRIMEIRO, SERÁ O CAMPEÃO.

PARA DIFICULTAR A BRINCADEIRA, VOCÊS PODERÃO NUMERAR OS BALDES/BACIAS DE 1 A 3. NESSE CASO, OS NÚMEROS CORRESPONDEM AOS PONTOS E VOCÊS DEVERÃO SOMAR ESSES PONTOS.



quinta-feira, 25 de março de 2021

COMUNICADO IMPORTANTE

25/03 - 5ª FEIRA

    💗QUINTA-FEIRA - 25/03💗




1º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "NESTOR".

- LETRA "E".


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 


OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR A LETRA "E".

- COMPREENDER QUE A ESCRITA REPRESENTA A FALA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PENSE NA HISTÓRIA "NESTOR", QUE VOCÊ CONHECEU ESSA SEMANA, E DIGA QUAIS SÃO OS ANIMAIS QUE APARECEM AO LONGO DA HISTÓRIA.


👉 O ELEFANTINHO FOI UM IMPORTANTE PERSONAGEM, QUE AJUDOU NESTOR QUANDO ELE ESTAVA EM PERIGO.

VOCÊ CONHECE A BRINCADEIRA "ELEFANTINHO COLORIDO"? CONVIDE AS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA PARA BRINCAREM COM VOCÊ DESSA DIVERTIDA BRINCADEIRA.  
UMA PESSOA, QUE SERÁ O LÍDER DA BRINCADEIRA, DEVERÁ DIZER: "ELEFANTINHO COLORIDO". OS DEMAIS PARTICIPANTES RESPONDEM: "QUE COR?". O LÍDER DEVERÁ DIZER UMA COR E TODOS OS PARTICIPANTES DEVERÃO TOCAR EM ALGUM OBJETO COM ESSA COR.

👉 AGORA, PEGUE A FICHA ABAIXO E COLOQUE O SEU NOME NA PARTE SUPERIOR DA PÁGINA, ACIMA DO LOGO DO COLÉGIO. ENTÃO, LOCALIZE E PINTE AS LETRAS "E" QUE VOCÊ ENCONTRAR.
EM SEGUIDA, PINTE A ILUSTRAÇÃO QUE ESTÁ NA PARTE DA TRÁS DA FOLHA. NÃO SE ESQUEÇA DE COMPLETAR A CENA, DESENHANDO UMA PAISAGEM.







2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- SITUAÇÃO-PROBLEMA.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO.

- REALIZAR CONTAGENS.

- REPRESENTAR QUANTIDADES, UTILIZANDO O NUMERAL CORRESPONDENTE.

- PENSAR EM ESTRATÉGIAS PARA RESOLVER PROBLEMAS.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PENSE E RESOLVA AS SITUAÇÕES ABAIXO. VOCÊ PODERÁ USAR MATERIAS CONCRETOS PARA AJUDÁ-LO A DESCOBRIR A RESPOSTA. 


👉 SE VOCÊ FOR A UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO E GANHAR TRÊS BRIGADEIROS E TRÊS BEIJINHOS, COM QUANTOS DOCES VOCÊ FICARÁ?

 

👉 IMAGINE QUE, AO OBSERVAR BICHINHOS NO JARDIM, VOCÊ VIU QUATRO JOANINHAS E TRÊS BESOUROS. QUANTOS ANIMAIS VOCÊ ENCONTROU?



👉 AGORA, PEGUE A FICHA DE ATIVIDADES ABAIXO E PREENCHA O CABEÇALHO.  EM SEGUIDA, PEÇA PARA UM ADULTO LER A SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA VOCÊ E TENTE RESOLVER POR MEIO DO DESENHO. NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR O RESULTADO ENCONTRADO NO QUADRO.





3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- JOGO

- RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E DO NOME DOS COLEGAS.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO.

- DESENVOLVER A MEMÓRIA VISUAL.

- USAR ESTRATÉGIAS PARA IDENTIFICAR O NOME DOS COLEGAS.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 HOJE IREMOS JOGAR UM JOGO DA MEMÓRIA MUITO LEGAL. PARA FORMAR OS PARES, VOCÊ DEVERÁ JUNTAR A FOTO DE ALGUMA CRIANÇA DA SALA E O NOME DESSA CRIANÇA. TAMBÉM PODERÁ SER A FOTO E O NOME DA SUA PROFESSORA. 

JOGO DO PRÉ II A

JOGO DO PRÉ II B

ATENÇÃO: PARA JOGAR, SERÁ NECESSÁRIO FAZER DOWNLOAD DO ARQUIVO E ABRI-LO NO POWER POINT. DEPOIS, COLOQUE NO MODO "APRESENTAÇÃO".





4º MOMENTO

ASSUNTO: 

- brincadeira


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS.

- DESENVOLVER A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVIDE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ. VOCÊS DEVERÃO PEGAR DUAS BACIAS OU DUAS CAIXAS, UMA PARA CADA PARTICIPANTE. 

O OBJETIVO DA BRINCADEIRA É QUE VOCÊS ACERTEM O MÁXIMO DE OBJETOS DENTRO DA CAIXA/BACIA. VOCÊ PODERÁ USAR BICHOS DE PELÚCIA, BOLINHAS DE MEIA OU OUTRO OBJETO DE SUA ESCOLHA. OS DOIS PARTICIPANTES DEVEM TER A MESMA QUANTIDADE DE OBJETOS. O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE CONSEGUIR ACERTAR MAIS OBJETOS DENTRO DA CAIXA/BACIA. DIVIRTAM-SE!






quarta-feira, 24 de março de 2021

24/03 - 4ª FEIRA

 😊QUARTA-FEIRA - 24/03😊





1º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "NESTOR".

- COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA.

- CONTAGEM E RELAÇÃO NÚMERO/QUANTIDADE.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.


OBJETIVOS:

- COMPREENDER E INTERPRETAR A HISTÓRIA.

- DESENVOLVER A ORALIDADE.

- REALIZAR A CONTAGEM DE PEQUENAS QUANTIDADES.

- RELACIONAR A QUANTIDADE AO NUMERAL CORRESPONDENTE.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PENSE NA HISTÓRIA "NESTOR" E RESPONDA:

- VOCÊ SE LEMBRA QUAL FOI O PEDIDO QUE O NESTOR FEZ AO SEU PAI?

- VOCÊ JÁ PESCOU ALGUMA VEZ? ONDE?

- COM QUEM VOCÊ FOI?

- CONSEGUIRAM PESCAR ALGUM PEIXE? QUANTOS?

- VOCÊ GOSTA DE COMER PEIXE?

👉 PEGUE A FICHA DE ATIVIDADES ABAIXO E COMPLETE O CABEÇALHO, ANOTANDO O SEU NOME, A LETRA DO SEU PRÉ II, O NOME DA SUA PROFESSORA E A DATA DE HOJE.

👉 AGORA, CONTE QUANTOS PEIXES NESTOR LEVOU PARA CASA NAQUELE DIA E PINTE O NUMERAL CORRESPONDENTE A ESTA QUANTIDADE. POR FIM, NÃO SE ESQUEÇA DE PINTAR AS FIGURAS COM BASTANTE CAPRICHO.




2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.

- RIMAS.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

 

OBJETIVOS:

-IDENTIFICAR PALAVRAS QUE RIMAM.

- PENSAR SOBRE OS SONS DAS PALAVRAS.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E OBSERVE ALGUMAS RIMAS.


👉 AGORA, FAREMOS UMA BRINCADEIRA MUITO LEGAL. CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O ARQUIVO QUE SERÁ USADO NA BRINCADEIRA.
PEÇA PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA COLOCAR UMA MÚSICA E TE AJUDAR, TROCANDO OS SLIDES PARA VOCÊ. 
VOCÊ DEVERÁ OBSERVAR AS DUAS FIGURAS QUE APARECERÃO EM CADA SLIDE. SE FOREM DUAS FIGURAS QUE RIMAM, VOCÊ DEVERÁ FICAR EM PÉ, SE FOREM DUAS FIGURAS QUE NÃO RIMAM, VOCÊ DEVERÁ FICAR SENTADO. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO E DIVIRTA-SE.


👉 PEGUE A FICHA DE ATIVIDADES ABAIXO E COMPLETE O CABEÇALHO, ANOTANDO O SEU NOME, A LETRA DO SEU PRÉ II, O NOME DA SUA PROFESSORA E A DATA DE HOJE.


👉 OBSERVE AS FIGURAS QUE ESTÃO DOS DOIS LADOS DA FOLHA E PROCURE FORMAR PARES, LIGANDO AS FIGURAS DA PRIMEIRA COLUNA COM AS FIGURAS DA SEGUNDA COLUNA. VOCÊ SÓ PODERÁ FORMAR PARES COM FIGURAS QUE RIMAM. DEPOIS, PINTE AS IMAGENS COM BASTANTE CAPRICHO. 





3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- NÚMERO 2.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR O NÚMERO DOIS.

- RELACIONÁ-LO À QUANTIDADE QUE ELE REPRESENTA.

- REALIZAR O TRAÇADO CORRETO DO NÚMERO DOIS.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 OBSERVE O NÚMERO "2" ABAIXO E PASSE SEU DEDO PELA TELA DO COMPUTADOR, SEGUINDO AS SETAS E FAZENDO O MOVIMENTO CORRETO PARA FORMAR ESTE NÚMERO.

👉 AGORA, COM A AJUDA DE UM ADULTO, PEGUE UMA BANDEJA DE ISOPOR OU UM PRATO DE PLÁSTICO E COLOQUE FARINHA DE TRIGO DENTRO. ENTÃO, USANDO O DEDO INDICADOR, FAÇA O MESMO MOVIMENTO QUE VOCÊ FEZ NA TELA DO COMPUTADOR.

👉 PEGUE A SUA APOSTILA DE NÚMEROS E ABRA NA PÁGINA 5. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE E COMPLETE TODOS OS PONTILHADOS PARA FORMAR O NÚMERO "2". POR FIM, PINTE A IMAGEM COM BASTANTE CAPRICHO.







4º MOMENTO

ASSUNTO: 

- BRINCADEIRA.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA.

- DESENVOLVER A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PARA A BRINCADEIRA DE HOJE, VOCÊ PRECISARÁ DE UM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E DE UMA BOLINHA. CASO NÃO TENHA UMA BOLINHA, PODERÁ SER OUTRO OBJETO QUE CAIBA EM CIMA DO ROLO, CONFORME IMAGEM ABAIXO.


👉 EM SEGUIDA, PEÇA PARA UM ADULTO CRIAR UM PERCURSO PARA QUE VOCÊ ATRAVESSE, SEGURANDO O ROLO E SEM DEIXAR A BOLINHA/OBJETO CAIR NO CHÃO. CASO CAIA, VOCÊ DEVERÁ COLOCAR DE VOLTA, EM CIMA DO ROLO, E INICIAR O PERCURSO NOVAMENTE.