sexta-feira, 19 de março de 2021

19/03 - 6ª FEIRA

  💚SEXTA-FEIRA - 19/03💚






1º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "DE BEM COM A VIDA".


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 


OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A ORALIDADE.

- LEMBRAR A SEQUÊNCIA DOS FATOS OCORRIDOS NA HISTÓRIA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVIDE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA E RELEMBRE A HISTÓRIA DESSA SEMANA "DE BEM COM A VIDA", CONTANDO A ESSA PESSOA OS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA.



👉 AGORA, PEGUE A FICHA ABAIXO E, USANDO LÁPIS GRAFITE, COMPELTE COM O SEU NOME, LETRA DO SEU PRÉ II, NOME DA SUA PROFESSORA E DATA DE HOJE. 
DEPOIS, PENSE NA PARTE DA HISTÓRIA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU E REPRESENTE-A, POR MEIO DO DESENHO. CAPRICHE E NÃO SE ESQUEÇA DE PINTAR.




2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- NUMERO 1.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR O NÚMERO 1.

- RELACIONÁ-LO À QUANTIDADE QUE ELE REPRESENTA.

- REALIZAR CORRETAMENTE O TRAÇADO DO NÚMERO 1.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO COM BASTANTE ATENÇÃO.


👉 PEGUE A SUA APOSTILA DE NÚMEROS E ABRA NA PÁGINA ABAIXO. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE. EM SEGUIDA, CONTE EM QUANTOS SAPOS A MAGALI DEU UM BEIJINHO E ANOTE NO QUADRO AO LADO. 

DEPOIS, CUBRA OS PONTILHADOS PARA FORMAR O NÚMERO "1" E PINTE APENAS UM SAPO.






3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA EM FAMÍLIA.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

- O EU, O OUTRO E O NÓS

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE.

- DESENVOLVER A ORALIDADE.

- VIVENCIAR MOMENTOS DE INTEGRAÇÃO COM A FAMÍLIA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 QUE TAL TERMINAR A SEMANA NA COMPANHIA DE TODA SUA FAMÍLIA E DENTRO DE UMA CABANINHA?

COM A AJUDA DE UM ADULTO, PEGUE LENÇÓIS, LANTERNAS, LIVROS, ALMOFADAS E PREPARE A SUA CABANA. ENTÃO, APROVEITEM ESSE ESPAÇO, TÃO ACONCHEGANTE PARA COMPARTILHAREM HISTÓRIAS, RELATAREM ACONTECIMENTOS, CONTAREM PIADAS, BRINCAREM E DAREM RISADA.


quinta-feira, 18 de março de 2021

18/03 - 5ª FEIRA

   💙QUINTA-FEIRA - 18/03💙







1º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "DE BEM COM A VIDA".

- LETRA "A".


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 


OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR A LETRA "A".

- IDENTIFICAR PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA "A".

- COMPREENDER QUE A ESCRITA REPRESENTA A FALA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CLIQUE NO LINK ABAIXO E, EM CADA UM DOS SLIDES, OBSERVE AS FIGURAS E LOCALIZE AQUELAS QUE INICIAM COM A LETRA "A". DIGA O NOME DESSAS FIGURAS EM VOZ ALTA.




👉 AGORA, PEGUE A FICHA ABAIXO, QUE TEM A HISTÓRIA "DE BEM COM A VIDA" DIGITADA, E PINTE, DE COLORIDO, AS LETRAS "A" QUE VOCÊ ENCONTRAR. DEPOIS, PINTE A JOANINHA E COMPLETE A CENA, DESENHANDO UMA PAISAGEM BEM BONITA.






2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- SITUAÇÃO-PROBLEMA.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO.

- REALIZAR CONTAGENS.

- REPRESENTAR QUANTIDADES, UTILIZANDO O NUMERAL CORRESPONDENTE.

- PENSAR EM ESTRATÉGIAS PARA RESOLVER PROBLEMAS.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PENSE E RESOLVA A SITUAÇÃO ABAIXO. VOCÊ PODERÁ USAR MATERIAS CONCRETOS PARA AJUDÁ-LO A DESCOBRIR A RESPOSTA. 


👉 DE QUANTOS BOMBONS VOCÊ IRÁ PRECISAR PARA DISTRIBUIR DOIS PARA CADA PESSOA QUE MORA NA SUA CASA?


👉 PEGUE A FICHA DE ATIVIDADES ABAIXO E PREENCHA O CABEÇALHO.  EM SEGUIDA, AJUDE A JOANINHA FILÓ A DESCOBRIR QUANTOS BISCOITOS ELA RECEBEU DE SEUS AMIGOS. PEÇA PARA UM ADULTO LER O ENUNCIADO PARA VOCÊ.
PARA DESCOBRIR A RESPOSTA, VOCÊ DEVERÁ REPRESENTAR AS QUANTIDADES FAZENDO USO DO DESENHO.





3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- BRINCADEIRA


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO.

- COMPREENDER E ATENDER COMANDOS.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PARA ESSA BRINCADEIRA, VOCÊ IRÁ PRECISAR DA AJUDA DE UM ADULTO.

VOCÊ DEVERÁ CLICAR NO LINK ABAIXO E ACESSAR A ROLETA DA BRINCADEIRA. DEPOIS, GIRE A ROLETA E UM ADULTO DEVERÁ LER O COMANDO PARA VOCÊ. ENTÃO, PEGUE O OBJETO QUE VOCÊ USA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES, CONFORME CONSTA NA ROLETA. 





4º MOMENTO

ASSUNTO: 

- COORDENAÇÃO MOTORA.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA DE FORMA LÚDICA.

- COMPREENDER E RESPEITAR AS REGRAS DA BRINCADEIRA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVIDE AS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA PARA BRINCAREM COM VOCÊ. CADA UMA DEVERÁ TER UM PEDAÇO DE ALGODÃO E UM CANUDO. CASO VOCÊS NÃO TENHAM CANUDO, PODERÃO USAR UM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO OU DE PAPEL TOALHA. DELIMITEM A LINHA DE PARTIDA E A LINHA DE CHEGADA, QUE PODERÁ SER EM CIMA DE UMA MESA OU MESMO NO CHÃO. COLOQUEM OS ALGODÕES NA LINHA DE PARTIDA, UM AO LADO DO OUTRO. CADA UM, USANDO O CANUDO/ROLO, DEVERÁ ASSOPRAR NA DIREÇÃO DO ALGODÃO, PARA QUE ELE ATRAVESSE A LINHA DE CHEGADA. QUEM CONSEGUIR FAZER ISSO PRIMEIRO, SERÁ O CAMPEÃO.






terça-feira, 16 de março de 2021

17/03 - 4ª FEIRA

  👉QUARTA-FEIRA - 17/03👈





1º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "DE BEM COM A VIDA".

- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: RIMAS


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 


OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR E COMPREENDER O QUE SÃO RIMAS.

- PENSAR EM PALAVRAS QUE RIMAM COM A PALAVRA JOANINHA.

- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, CONHEÇA A HISTÓRIA "AS RIMAS DA JOANINHA" E TENTE IDENTIFICAR AS RIMAS QUE APARECEM NA HISTÓRIA.


👉 AGORA, VAMOS PENSAR EM PALAVRAS QUE RIMAM COM A PALAVRA JOANINHA?

JOANINHA

👉 PEGUE A FICHA DE ATIVIDADE ABAIXO E, USANDO LÁPIS GRAFITE, COMPLETE O CABEÇALHO COM O SEU NOME, LETRA DO SEU PRÉ II, NOME DA SUA PROFESSORA E DATA DE HOJE.

👉 PEÇA PARA UM ADULTO LER PARA VOCÊ O POEMA "DONA JOANINHA" E PROCURE IDENTIFICAR QUAL É A PALAVRA QUE RIMA COM "JOANINHA". DEPOIS, PEGUE UM CÍRCULO VERMELHO E DOBRE AO MEIO. COLE NO CENTRO DA PÁGINA E COMPLETE A CENA PARA FAZER A JOANINHA DA  HISTÓRIA DESSA SEMANA.





2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- nÚMERO 1.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR O NÚMERO 1.

- RELACIONAR O NÚMERO 1 À QUANTIDADE QUE ELE REPRESENTA.

- FAZER O TRAÇADO CORRETO DO NÚMERO 1.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.


👉 ACOMPANHE AS SETAS DOS NÚMEROS "1" ABAIXO E OBSERVE O MOVIMENTO CORRETO DO TRAÇADO DESSE NÚMERO.



👉 VÁ ATÉ O ESPELHO E OBSERVE AS PARTES DO SEU CORPO QUE SÓ TEM UMA UNIDADE.

👉 PEGUE A SUA APOSTILA DE NÚMEROS E ABRA NA PÁGINA 3. COLOQUE A DATA DE HOJE E CUBRA OS PONTILHADOS, FORMANDO O NÚMERO "1". DEPOIS, PINTE O DESENHO COM BASTANTE CAPRICHO.



3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- LETRA "A".


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR E NOMEAR A LETRA "A".

- REALIZAR O TRAÇADO CORRETO DA LETRA "A".

- RELACIONAR A LETRA "A" AO SOM QUE ELA REPRESENTA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA A PRIMEIRA LETRINHA DO NOSSO ALFABETO.

👉 PEGUE A SUA APOSTILA DO ALFABETO E ABRA NA PÁGINA 2. COLOQUE A DATA DE HOJE E PINTE O ÚNICO MATERIAL ESCOLAR, CUJO NOME, INICIA COM A LETRA "A". DEPOIS, CUBRA OS PONTILHADOS PARA FORMAR A LETRA "A". POR FIM, PINTE O PERSONAGEM "ALVIN" COM BASTANTE CAPRICHO.


Pin on Thing what I like

ALVIN




4º MOMENTO

ASSUNTO: 

- COORDENAÇÃO MOTORA.

- CONTAGEM.

- ADIÇÃO DE PEQUENAS QUANTIDADES.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA DE FORMA LÚDICA.

- REALIZAR A SOMA DE PEQUENAS QUANTIDADES.

- COMPREENDER E RESPEITAR AS REGRAS DA BRINCADEIRA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 VOCÊ TEM LATINHAS NA SUA CASA? CASO NÃO TENHA, PODERÁ USAR COPOS PLÁSTICOS. PEÇA PARA UM ADULTO ANOTAR UM NÚMEROS, DE 1 A 5, EM CADA LATINHA/COPO. EM SEGUIDA, VOCÊ PRECISARÁ DE UMA BOLINHA FEITA DE MEIAS. ENTÃO, FAÇA UMA MARCAÇÃO NO CHÃO, DEIXANDO UM ESPAÇO DE 2M DO LOCAL ONDE ESTÃO AS LATAS/COPOS. 

AGORA, É SÓ MIRAR E TENTAR DERRUBAR O MÁXIMO DE LATAS/COPOS POSSÍVEL. NO FINAL, JUNTE OS PONTOS DE CADA LATA/COPO DERRUBADO. VOCÊ PODERÁ CONVIDAR ALGUÉM PARA BRINCAR COM VOCÊ. NESSE CASO, VPCÊS PODERÃO COMPARAR QUEM DERRUBOU MAIS LATA/COPO OU QUEM MARCOU MAIS PONTOS. DIVIRTAM-SE!



segunda-feira, 15 de março de 2021

AULAS REMOTAS


 

15/03 - 2ª FEIRA

 😊SEGUNDA-FEIRA - 15/03😊





1º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "DE BEM COM A VIDA".

- CONTAGEM .

- NÚMEROS E QUANTIDADES.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.


OBJETIVOS:

- OUVIR A HISTÓRIA COM ATENÇÃO.

- AMPLIAR O VOCABULÁRIO.

- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.

- INDENTIFICAR PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS.

- CONTAR PEQUENAS QUANTIDADES.

- RELACIONAR O NUMERAL À QUANTIDADE CORRESPONDENTE.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA A HISTÓRIA "DE BEM COM A VIDA".



👉 PEGUE A SUA FICHA DE ATIVIDADE ABAIXO, COMPLETE COM O SEU NOME, LETRA DO SEU PRÉ II, NOME DA SUA PROFESSORA E DATA DE HOJE. DEPOIS, CONTE QUANTOS CHAPÉUS FILÓ TEM E ANOTE NO QUADRO. NÃO ESQUEÇA DE PINTAR OS CHAPÉUS COM BASTANTE CAPRICHO.
EM SEGUIDA, DESENHE A FILÓ COM O SEU LINDO CHAPÉU DE FITA AZUL.




2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- LETRA "a".


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR A LETRA "A", BEM COMO O SOM QUE ELA REPRESENTA.

- PENSAR EM ANIMAIS CUJOS NOMES INICIAM PELA LETRA "A".

- REALIZAR ESCOLHAS.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ABRA O SEU LIVRO "UM MUNDO CHAMADO ALFABETO", NA PÁGINA CORRESPONDENTE À LETRA "A", E PEÇA PARA UM ADULTO FAZER A LEITURA PARA VOCÊ. EM SEGUIDA, USANDO UMA CANETINHA, FAÇA UM CÍRCULO EM TODAS AS LETRAS "A" QUE VOCÊ ENCONTRAR NESSA PÁGINA.


👉 BRINCADEIRA "FUI AO ZOOLÓGICO E VI UM..."

CONVIDE AS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA PARA BRINCAREM COM VOCÊ. DECIDAM QUEM IRÁ COMEÇAR A BRINCADERIA. ENTÃO, O PRIMEIRO PARTICIPANTE DEVERÁ DIZER "FUI AO ZOOLÓGICO E VI UM...... (DIZER O NOME DE UM ANIMAL). ENTÃO, O PRÓXIMO PARTICIPANTE DEVERÁ FAZER O MESMO E, ASSIM, SUCESSIVAMENTE. OS NOMES DOS ANIMAIS NÃO PODERÃO SE REPETIR. QUEM NÃO SOUBER OU REPETIR O ANIMAL, DEVERÁ SAIR DA BRINCADEIRA. GANHA QUEM FICAR ATÉ O FIM.


👉 AGORA, COM A AJUDA DE UM ADULTO, FAÇA UMA LISTA COM NOMES DE ANIMAIS QUE INICIAM COM A LETRA "A".

kit Festa Abelinha (imagem c/ fundo transparente)PMG. | Abelhas pequenas,  Abelha, Gif



3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- CORPO HUMANO: PARTES DO CORPO


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- O EU, O OUTRO E O NÓS.

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR E NOMEAR AS PARTES DO CORPO.

- SABER QUE O CORPO HUMANO É DIVIDIO EM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS.

- RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE MOVIMENTAR O CORPO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 VAMOS MOVIMENTAR O CORPO? ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO, DANCE E CANTE. 


👉 AGORA, ASSISTA A MAIS UM VÍDEO E OBSERVE COMO O NOSSO CORPO ESTÁ DIVIDIDO.


👉 PEGUE A FICHA DE ATIVIDADE ABAIXO E COMPLETE COM O SEU NOME, NOME DO SEU PRÉ II, NOME DA SUA PROFESSORA E DATA DE HOJE. DEPOIS, COLE A FOTO DO SEU ROSTO E COMPLETE  A CENA, DESENHANDO O SEU TRONCO E OS SEUS MEMBROS. NÃO SE ESQUEÇA DE PINTAR O DESENHO.
 




4º MOMENTO

ASSUNTO: 

- BRINCADEIRA


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA DE FORMA LÚDICA.

- DESENVOLVER A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 VAMOS BRINCAR DE "DENTRO/FORA"?

PEGUE UMA FOLHA DE JORNAL OU, SE NÃO TIVER, PODE SER UMA FOLHA DE SULFITE. PEÇA PARA ALGUÉM BRINCAR COM VOCÊ, DIZENDO OS COMANDOS "DENTRO" E "FORA". PARA A BRINCADEIRA FICAR MAIS DESAFIADORA, OS COMANDOS PODERÃO SER DITOS BEM RÁPIDO. FIQUE ATENTO E DIVIRTA-SE!