quarta-feira, 31 de março de 2021

MENSAGEM ESPECIAL DE PÁSCOA






 

31/03 - 4ª FEIRA

 😊QUARTA-FEIRA - 31/03😊





1º MOMENTO

ATIVIDADES DE ROTINA
👉 ABRA A SUA AGENDA NO DIA DE HOJE E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO. VOCÊ PODERÁ, COM A AJUDA DE UM ADULTO, ESCREVER UMA PALAVRA INICIADA COM A LETRA DESTA SEMANA, A LETRA "I".

👉 VAMOS RELEMBRAR O ALFABETO? CLIQUE NO LINK ABAIXO, OBSERVE AS LETRAS E AS IMAGENS E DIGA, EM VOZ ALTA, AS LETRINHAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE. PEÇA PARA UM ADULTO DIZER O NOME DAQUELAS QUE VOCÊ NÃO SE LEMBRAR.





2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- SÍMBOLO DA PÁSCOA: OVO


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

- O EU, O NÓS E O OUTRO.

- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.


OBJETIVOS:

CONHECER O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO DA PÁSCOA "OVO".

- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 VAMOS CONVERSAR SOBRE OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA?

- QUAIS SÃO OS SÍMBOLOS QUE VOCÊ CONHECE?

- VOCÊ SABE QUAL É O SIGNIFICADO DO OVO DA PÁSCOA?


👉VOCÊ SABIA QUE, MUITO ANTIGAMENTE, DURANTE A PÁSCOA, AS PESSOAS SE PRESENTEAVAM COM OVOS DECORADOS E SÓ DEPOIS DE MUITO TEMPO VIERAM OS OVOS DE CHOCOLATE?
QUE TAL FAZERMOS UMA LINDA DECORAÇÃO PARA O SEU DOMINGO DE PÁSCOA?
VOCÊ IRÁ PRECISAR DE DOIS OVOS E ALGUNS MATERIAIS DE PINTURA, COMO CANETINHA E AQUARELA. SE QUISER, PODERÁ FINALIZAR COLANDO GLITTER, LANTEJOULA OU OUTRO MATERIAL DE SUA PREFERÊNCIA.






3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- NÚMERO "3".

- RETOMADA DOS NÚMEROS JÁ TRABALHADOS.

- FORMA GEOMÉTRICA: TRIÂNGULO.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.


OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR OS NUMERAIS DE 1 A 3.

- RELACIONÁ-LOS À QUANTIDADE QUE ELES REPRESENTAM.

- REALIZAR O TRAÇADO CORRETO DOS NUMERAIS DE 1 A 3.

- CONSTRUIR A FORMA GEOMÉTRICA TRIÂNGULO E PERCEBER SUAS CARACTERÍSTICAS.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 VAMOS RELEMBRAR AS QUANTIDADES RELACIONADAS AOS NÚMEROS ACIMA, SEGUINDO OS COMANDOS ABAIXO?

- DÊ TRÊS PULOS COM UM PÉ SÓ.

- IMITE UM COELHINHO, DANDO TRÊS PULOS PARA IR E TRÊS PULOS PARA VOLTAR.

- DÊ DOIS BEIJOS EM UMA PESSOA DA SUA FAMÍLIA.

- DÊ DUAS VOLTAS EM VOLTA DA CADEIRA.

- VÁ ATÉ A COZINHA E PEGUE TRÊS FRUTAS.

- PEGUE TRÊS LÁPIS DE COR.

- AGORA, USANDO OS TRÊS LÁPIS, TENTE FAZER UMA FORMA GEOMÉTRICA. QUAL DELAS VOCÊ CONSEGUIU FORMAR?


👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.



👉 PASSE O DEDO INDICADOR NA TELA, EM CADA UM DOS NÚMEROS ABAIXO, PARA FAZER O MOVIMENTO CORRETO DOS NUMERAIS JÁ TRABALHADOS. LEMBRE-SE DE COMEÇAR SEMPRE DE CIMA PARA BAIXO.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ FAZER O TRAÇADO DESSES NÚMEROS NO AR OU NO SEU POTE DE FARINHA.



👉 PEGUE A SUA APOSTILA DE NÚMEROS E ABRA NA PÁGINA ABAIXO. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE. 
DEPOIS, CONTE QUANTOS PERSONAGENS ESTÃO PULANDO CORDA E ANOTE EM CADA UM DOS TRIÂNGULOS. POR FIM, CUBRA OS PONTILHADOS PARA FORMAR OS NUMERAIS JÁ TRABALHADOS. NÃO SE ESQUEÇA DE PINTAR A IMAGEM COM BASTANTE CAPRICHO.





4º MOMENTO

ASSUNTO: 

- BRINCADEIRA: "PINTURA COM ÁGUA"


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TÁTIL E VISUAL.

- DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PARA ESSA BRINCADEIRA, VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UM PAPELÃO, UM POTE COM ÁGUA E UM PINCEL. A TELA SERÁ O PRÓPRIO PAPELÃO E NÃO SERÁ NECESSÁRIO O USO DE TINTA, ISSO PORQUE É SÓ MOLHAR O PINCEL E PASSAR NO PAPELÃO PARA CRIAR FIGURAS E DESENHOS.

O INTERESSANTE É QUE, QUANDO O SEU DESENHO SECAR, VOCÊ PODERÁ FAZER UM NOVO DESENHO.


terça-feira, 30 de março de 2021

COMUNICADO IMPORTANTE


30/03 - 3ª FEIRA

 😊TERÇA-FEIRA - 30/03😊






1º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA".

- COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA.

- IDENTIFICAÇÃO DA LETRA "I".


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 


OBJETIVOS:

- COMPREENDER E INTERPRETAR A HISTÓRIA.

- DESENVOLVER A ORALIDADE.

- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.

- IDENTIFICAR A LETRA "I" NO MEIO DO TEXTO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 VAMOS CONVERSAR SOBRE A HISTÓRIA DESSA SEMANA?

CONVIDE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE COM VOCÊ. ESSA PESSOA IRÁ LER AS PERGUNTAS ABAIXO E VOCÊ DEVERÁ PENSAR NA HISTÓRIA E RESPONDER. CASO ACHE NECESSÁRIO, VOCÊ PODERÁ ASSISTIR NOVAMENTE AO VÍDEO DA HISTÓRIA, VOLTANDO NO DIA DE ONTEM.

- O QUE VIVINHO APRENDIA NA ESCOLA?

- QUAL FOI A PROFISSÃO QUE OS IRMÃOS DE VIVINHO ESCOLHERAM QUANDO CRESCERAM?

- POR QUE O PAI DE VIVINHO SE ESPANTOU E A MÃE DE VIVINHO SE ESCANDALIZOU?

- QUEM ERAM OS AMIGOS DE VIVINHO?

- O QUE ACONTECEU QUANDO CHEGOU A PÁSCOA E A MAMÃE E O PAPAI COELHO SAÍRAM PARA COMPRAR OS OVOS?

- QUEM TEVE A IDEIA PARA RESOLVER O PROBLEMA DA FALTA DE OVOS? QUAL FOI ESSA IDEIA?

- QUAL FOI A PROFISSÃO QUE VIVINHO ESCOLHEU?


👉 PEGUE A FICHA DE ATIVIDADE ABAIXO E COLOQUE O SEU NOME, EM CIMA DO LOGO DO COLÉGIO. DEPOIS, LOCALIZE E PINTE AS LETRAS "I" QUE VOCÊ ENCONTRAR NO TEXTO. POR FIM, PINTE A CESTA DE OVINHOS QUE VIVINHO E SUA EQUIPE PRODUZIRAM PARA A PÁSCOA E COMPLETE A CENA DO JEITO QUE PREFERIR.





2º MOMENTO


ASSUNTO: 

- DATA COMEMORATIVA: PÁSCOA.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- O EU, O NÓS E O OUTRO.

- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

 

OBJETIVOS:

- CONHECER O SIGNIFICADO DO COELHO NA COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA.

- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.

- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 VOCÊ SABE QUAL É O SIGNIFICADO DO COELHO DA PÁSCOA?



👉 OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA:



- VOCÊ ACHA QUE A MAMÃE COELHA TEM MUITOS FILHOTES OU POUCOS?
- VOCÊ JÁ VIU UM COELHINHO DE PERTO? ONDE VOCÊ VIU?
- O QUE ELE FAZIA?
- VOCÊ SABE O QUE COELHOS GOSTAM DE COMER?


👉 VAMOS CONFECCIONAR UM COELHINHO PARA REPRESENTAR ESSE IMPORTANTE SÍMBOLO DA PÁSCOA? VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UM ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO E DE ALGUNS MATERIAIS PARA COLAGEM. ABAIXO ESTÃO ALGUMAS SUGESTÕES:


👉 ABAIXO, ESTÃO ALGUNS MODELOS DE COELHOS. PORÉM, USE A SUA CRIATIVIDADE E FAÇA O SEU COELHINHO DO JEITO QUE ACHAR MELHOR.







3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- MOVIMENTOS GRAFOMOTORES


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA.

- SEGURAR CORRETAMENTE O LÁPIS.

- DESENVOLVER O CONTROLE DO TRAÇADO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UMA PINÇA E DE ALGUNS OBJETOS PEQUENOS, QUE PODERÃO SER BOTÕES, GRÃOS, LANTEJOULAS...


👉 COLOQUE OS OBJETOS QUE VOCÊ SEPAROU EM CIMA DA MESA E SEPARE UM POTE OU PRATINHO DE PLÁSTICO. ENTÃO, USANDO A PINÇA, VOCÊ DEVERÁ TRANSPORTAR OS OBJETOS QUE ESTÃO EM CIMA DA MESA PARA DENTRO DO POTINHO/PRATINHO.

👉 PEGUE A SUA APOSTILA GRAFOMOTORA E  ABRA NA PÁGINA ABAIXO. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE E COMPLETE TODOS OS PONTILHADOS PARA FORMAR A UVA. POR FIM, PINTE A IMAGEM COM BASTANTE CAPRICHO.







4º MOMENTO

ASSUNTO: 

- BRINCADEIRA: "STRIKE"


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- COMPREENDER E RESPEITAR AS REGRAS DA BRINCADEIRA.

- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA DE FORMA LÚDICA.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 QUE TAL CRIAR A SUA PRÓPRIA PISTA DE BOLICHE? VOCÊ IRÁ PRECISAR DE SEIS A DEZ GARRAFAS DE PLÁSTICO OU ROLOS DE PAPEL TOALHA. PARA ACERTAR OS PINOS, VOCÊ PODERÁ UTILIZAR UMA BOLA DE MEIA, DE TÊNIS OU A BOLINHA DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

COM TODOS OS MATERIAIS EM MÃOS, É SÓ ENCONTRAR UM LUGAR PARA FAZER A PISTA E ORGANIZAR OS PINOS IMPROVISADOS NO FORMATO DE UMA PIRÂMIDE.

VOCÊ PODERÁ COLOCAR UM NÚMERO EM CADA PINO E, CADA VEZ QUE VOCÊ JOGAR A BOLA, PODERÁ CONTAR QUANTOS PONTOS VOCÊ FEZ, SOMANDO OS PONTOS DOS PINOS QUE VOCÊ DERRUBOU.


segunda-feira, 29 de março de 2021

29/03 - 2ª FEIRA

 😊SEGUNDA-FEIRA - 29/03😊



1º MOMENTO

ATIVIDADES DE ROTINA
👉 ABRA A SUA AGENDA NO DIA DE HOJE E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO. VOCÊ PODERÁ, COM A AJUDA DE UM ADULTO, ESCREVER UMA PALAVRA INICIADA COM A LETRA DESTA SEMANA, A LETRA "I".

👉 VAMOS RELEMBRAR O ALFABETO? CLIQUE NO LINK ABAIXO, OBSERVE AS LETRAS E AS IMAGENS E DIGA, EM VOZ ALTA, AS LETRINHAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE. PEÇA PARA UM ADULTO DIZER O NOME DAQUELAS QUE VOCÊ NÃO SE LEMBRAR.






2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA".

- CONTAGEM E RELAÇÃO NÚMERO/QUANTIDADE.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSPORMAÇÕES.


OBJETIVOS:

- OBSERVAR AS ILUSTRAÇÕES E REALIZAR A LEITURA DE IMAGENS.

- AMPLIAR O VOCABULÁRIO E DESENVOLVER A ORALIDADE.

- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.

- INDENTIFICAR PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS.

- RELACIONAR NÚMERO E QUANTIDADE.

- DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE CONTAGEM.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA A HISTÓRIA DESTA SEMANA "O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA", DE RUTH ROCHA.



👉 VOCÊ CONHECEU VIVINHO, O COELHINHO QUE NÃO QUERIA SER COELHINHO DE PÁSCOA. AGORA, PEGUE A FICHA DE ATIVIDADES ABAIXO E, USANDO LÁPIS GRAFITE, PREENCHA O CABEÇALHO.
PEGUE, TAMBÉM, UMA CAIXINHA DE FÓSFORO (COM PALITOS DENTRO).


👉 OBSERVE A IMAGEM E DESCUBRA QUAL É A QUANTIDADE DE PALITOS QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR PARA COBRIR TODO O COELHINHO. ENTÃO, PINTE O QUADRINHO QUE TEM O NUMERAL QUE REPRESENTA ESSA QUANTIDADE.
DEPOIS, PINTE O COELHINHO COM BASTANTE CAPRIHCO E, POR FIM, COLE OS PALITOS EM CIMA DA REPRESENTAÇÃO DE CADA PALITINHO.





3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- NÚMERO "3".


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.


OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR O NÚMERO "3".

- RELACIONÁ-LO À QUANTIDADE QUE ELE REPRESENTA.

- REALIZAR O TRAÇADO CORRETO DO NÚMERO "3"..

- IDENTIFICAR O USO DESSE NUMERAL EM NOSSO COTIDIANO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVERSE COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE:

- O QUE É UM TRIO?

- MONTE UM TRIO DE LÁPIS DE COR.

- MONTE UM TRIO DE BRINQUEDOS.

- AGORA, MONTE O TRIO QUE VOCÊ QUISER.

- CONHECE ALGUÉM EM QUE NA CASA DESSA PESSOA MORE UM TRIO DE PESSOAS?

- VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE TENHA TRÊS ANOS?

- VOCÊ SABE O QUE É UM TRICAMPEÃO?


👉 OBSERVE O NUMERAL ABAIXO E PASSE O SEU DEDO INDICADOR NA TELA DO COMPUTADOR PARA FAZER O MOVIMENTO CORRETO DO NÚMERO TRÊS. LEMBRE-SE DE COMEÇAR DE CIMA PARA BAIXO.



👉 PEGUE UMA CAIXA OU UMA BANDEJA COM FARINHA E FAÇA O NÚMERO "3", USANDO O DEDO INDICADOR.


👉 PEGUE A SUA APOSTILA DE NÚMEROS E ABRA NA PÁGINA 7. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE. 
DEPOIS, CUBRA OS PONTILHADOS PARA FORMAR O NÚMERO TRÊS E PINTE A IMAGEM COM BASTANTE CAPRICHO.




4º MOMENTO


ASSUNTO: 

- LETRA "I".

- PERSONAGENS DO FOLCLORE.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

- O EU, O NÓS E O OUTRO.

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR A LETRA "I".

- RELACIONÁ-LO AO SOM QUE ELA REPRESENTA.

- IDENTIFICAR FIGURAS INICIADAS PELA LETRA "I".

- RELEMBRAR E CONHECER NOVOS PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PEGUE O SEU LIVRO "UM MUNDO CHAMADO ALFABETO" E ABRA NA PÁGINA CORRESPONDENTE À LETRA "I".


👉 OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES DESTAS PÁGINAS E DIGA, EM VOZ ALTA, O NOME DAS FIGURAS QUE INICIAM COM A LETRA "I". DEPOIS, PEÇA PARA UM ADULTO FAZER A LEITURA DO TEXTO. POR FIM, CIRCULE TODAS AS LETRAS "E" QUE VOCÊ ENCONTRAR.

👉 VOCÊ CONHECE OS PERSONAGENS DO FOLCLORE QUE ESTÃO NA IMAGEM ABAIXO? DIGA O NOME DAQUELES QUE VOCÊ CONHECE E, COM A AJUDA DE UM ADULTO, DESCUBRA O NOME DAQUELES QUE VOCÊ NÃO CONHECE.



👉 QUAL DOS PERSONAGENS ACIMA INICIA COM A LETRA "I"?
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESSA PERSONAGEM DO NOSSO FOLCLORE.


👉 PEGUE A SUA APOSTILA DO ALFABETO E ABRA NA PÁGINA 10. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE.
OBSERVE OS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE E ENCONTRE AQUELE, CUJO NOME, INICIA COM A LETRA "I". CIRCULE-O.
DEPOIS, CUBRA TODOS OS PONTILHADOS PARA FORMAR AS LETRA "I". LEMBRE-SE DE COMEÇAR DE CIMA PARA BAIXO. POR FIM, PINTE OS PERSONAGENS COM BASTANTE CAPRICHO.



5º MOMENTO

ASSUNTO: 

- BRINCADEIRA: "CAÇA AO TESOURO SENSORIAL"


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TÁTIL.

- DESENVOLVER A ATENÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ. PARA ESSA BRINCADEIRA, UM ADULTO DEVERÁ SEPARAR OBJETOS DE DIFERENTES TEXTURAS E ESPALHAR PELO AMBIENTE ONDE VOCÊS ESTIVEREM BRINCANDO. EXEMPLO DE TEXTURAS: LISO, ÁSPERO, AVELUDADO, MACIO, MOLE...

DEPOIS DE TUDO PRONTO, ELE DEVERÁ DIZER UMA DAS TEXTURAS E VOCÊ E AS DEMAIS PESSOAS QUE ESTIVEREM BRINCANDO DEVERÃO CORRER PARA ENCONTRAR O OBJETO QUE CORRESPONDA A TEXTURA PEDIDA. 

PARA A BRINCADEIRA FICAR MAIS DIVERTIDA, VOCÊS PODERÃO DETERMINAR UM TEMPO E COLOCAR UM CRONÔMETRO.