quarta-feira, 31 de março de 2021
31/03 - 4ª FEIRA
😊QUARTA-FEIRA - 31/03😊
ASSUNTO:
- SÍMBOLO DA PÁSCOA: OVO
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
- O EU, O NÓS E O OUTRO.
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
OBJETIVOS:
- CONHECER O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO DA PÁSCOA "OVO".
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 VAMOS CONVERSAR SOBRE OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA?
- QUAIS SÃO OS SÍMBOLOS QUE VOCÊ CONHECE?
- VOCÊ SABE QUAL É O SIGNIFICADO DO OVO DA PÁSCOA?
ASSUNTO:
- NÚMERO "3".
- RETOMADA DOS NÚMEROS JÁ TRABALHADOS.
- FORMA GEOMÉTRICA: TRIÂNGULO.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
OBJETIVOS:
- IDENTIFICAR OS NUMERAIS DE 1 A 3.
- RELACIONÁ-LOS À QUANTIDADE QUE ELES REPRESENTAM.
- REALIZAR O TRAÇADO CORRETO DOS NUMERAIS DE 1 A 3.
- CONSTRUIR A FORMA GEOMÉTRICA TRIÂNGULO E PERCEBER SUAS CARACTERÍSTICAS.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 VAMOS RELEMBRAR AS QUANTIDADES RELACIONADAS AOS NÚMEROS ACIMA, SEGUINDO OS COMANDOS ABAIXO?
- DÊ TRÊS PULOS COM UM PÉ SÓ.
- IMITE UM COELHINHO, DANDO TRÊS PULOS PARA IR E TRÊS PULOS PARA VOLTAR.
- DÊ DOIS BEIJOS EM UMA PESSOA DA SUA FAMÍLIA.
- DÊ DUAS VOLTAS EM VOLTA DA CADEIRA.
- VÁ ATÉ A COZINHA E PEGUE TRÊS FRUTAS.
- PEGUE TRÊS LÁPIS DE COR.
- AGORA, USANDO OS TRÊS LÁPIS, TENTE FAZER UMA FORMA GEOMÉTRICA. QUAL DELAS VOCÊ CONSEGUIU FORMAR?
👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.
4º MOMENTO
ASSUNTO:
- BRINCADEIRA: "PINTURA COM ÁGUA"
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
OBJETIVOS:
- DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TÁTIL E VISUAL.
- DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 PARA ESSA BRINCADEIRA, VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UM PAPELÃO, UM POTE COM ÁGUA E UM PINCEL. A TELA SERÁ O PRÓPRIO PAPELÃO E NÃO SERÁ NECESSÁRIO O USO DE TINTA, ISSO PORQUE É SÓ MOLHAR O PINCEL E PASSAR NO PAPELÃO PARA CRIAR FIGURAS E DESENHOS.
O INTERESSANTE É QUE, QUANDO O SEU DESENHO SECAR, VOCÊ PODERÁ FAZER UM NOVO DESENHO.
terça-feira, 30 de março de 2021
30/03 - 3ª FEIRA
😊TERÇA-FEIRA - 30/03😊
ASSUNTO:
- HISTÓRIA "O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA".
- COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA.
- IDENTIFICAÇÃO DA LETRA "I".
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
OBJETIVOS:
- COMPREENDER E INTERPRETAR A HISTÓRIA.
- DESENVOLVER A ORALIDADE.
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.
- IDENTIFICAR A LETRA "I" NO MEIO DO TEXTO.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 VAMOS CONVERSAR SOBRE A HISTÓRIA DESSA SEMANA?
CONVIDE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE COM VOCÊ. ESSA PESSOA IRÁ LER AS PERGUNTAS ABAIXO E VOCÊ DEVERÁ PENSAR NA HISTÓRIA E RESPONDER. CASO ACHE NECESSÁRIO, VOCÊ PODERÁ ASSISTIR NOVAMENTE AO VÍDEO DA HISTÓRIA, VOLTANDO NO DIA DE ONTEM.
- O QUE VIVINHO APRENDIA NA ESCOLA?
- QUAL FOI A PROFISSÃO QUE OS IRMÃOS DE VIVINHO ESCOLHERAM QUANDO CRESCERAM?
- POR QUE O PAI DE VIVINHO SE ESPANTOU E A MÃE DE VIVINHO SE ESCANDALIZOU?
- QUEM ERAM OS AMIGOS DE VIVINHO?
- O QUE ACONTECEU QUANDO CHEGOU A PÁSCOA E A MAMÃE E O PAPAI COELHO SAÍRAM PARA COMPRAR OS OVOS?
- QUEM TEVE A IDEIA PARA RESOLVER O PROBLEMA DA FALTA DE OVOS? QUAL FOI ESSA IDEIA?
- QUAL FOI A PROFISSÃO QUE VIVINHO ESCOLHEU?
2º MOMENTO
ASSUNTO:
- DATA COMEMORATIVA: PÁSCOA.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O EU, O NÓS E O OUTRO.
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
OBJETIVOS:
- CONHECER O SIGNIFICADO DO COELHO NA COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA.
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 VOCÊ SABE QUAL É O SIGNIFICADO DO COELHO DA PÁSCOA?
👉 VAMOS CONFECCIONAR UM COELHINHO PARA REPRESENTAR ESSE IMPORTANTE SÍMBOLO DA PÁSCOA? VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UM ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO E DE ALGUNS MATERIAIS PARA COLAGEM. ABAIXO ESTÃO ALGUMAS SUGESTÕES:
ASSUNTO:
- MOVIMENTOS GRAFOMOTORES
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
OBJETIVOS:
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA.
- SEGURAR CORRETAMENTE O LÁPIS.
- DESENVOLVER O CONTROLE DO TRAÇADO.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UMA PINÇA E DE ALGUNS OBJETOS PEQUENOS, QUE PODERÃO SER BOTÕES, GRÃOS, LANTEJOULAS...
👉 PEGUE A SUA APOSTILA GRAFOMOTORA E ABRA NA PÁGINA ABAIXO. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE E COMPLETE TODOS OS PONTILHADOS PARA FORMAR A UVA. POR FIM, PINTE A IMAGEM COM BASTANTE CAPRICHO.
ASSUNTO:
- BRINCADEIRA: "STRIKE"
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
OBJETIVOS:
- COMPREENDER E RESPEITAR AS REGRAS DA BRINCADEIRA.
- DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA DE FORMA LÚDICA.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 QUE TAL CRIAR A SUA PRÓPRIA PISTA DE BOLICHE? VOCÊ IRÁ PRECISAR DE SEIS A DEZ GARRAFAS DE PLÁSTICO OU ROLOS DE PAPEL TOALHA. PARA ACERTAR OS PINOS, VOCÊ PODERÁ UTILIZAR UMA BOLA DE MEIA, DE TÊNIS OU A BOLINHA DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.
COM TODOS OS MATERIAIS EM MÃOS, É SÓ ENCONTRAR UM LUGAR PARA FAZER A PISTA E ORGANIZAR OS PINOS IMPROVISADOS NO FORMATO DE UMA PIRÂMIDE.
VOCÊ PODERÁ COLOCAR UM NÚMERO EM CADA PINO E, CADA VEZ QUE VOCÊ JOGAR A BOLA, PODERÁ CONTAR QUANTOS PONTOS VOCÊ FEZ, SOMANDO OS PONTOS DOS PINOS QUE VOCÊ DERRUBOU.
segunda-feira, 29 de março de 2021
29/03 - 2ª FEIRA
😊SEGUNDA-FEIRA - 29/03😊
ASSUNTO:
- HISTÓRIA "O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA".
- CONTAGEM E RELAÇÃO NÚMERO/QUANTIDADE.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSPORMAÇÕES.
OBJETIVOS:
- OBSERVAR AS ILUSTRAÇÕES E REALIZAR A LEITURA DE IMAGENS.
- AMPLIAR O VOCABULÁRIO E DESENVOLVER A ORALIDADE.
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.
- INDENTIFICAR PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS.
- RELACIONAR NÚMERO E QUANTIDADE.
- DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE CONTAGEM.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA A HISTÓRIA DESTA SEMANA "O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA", DE RUTH ROCHA.
ASSUNTO:
- NÚMERO "3".
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
OBJETIVOS:
- IDENTIFICAR O NÚMERO "3".
- RELACIONÁ-LO À QUANTIDADE QUE ELE REPRESENTA.
- REALIZAR O TRAÇADO CORRETO DO NÚMERO "3"..
- IDENTIFICAR O USO DESSE NUMERAL EM NOSSO COTIDIANO.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 CONVERSE COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE:
- O QUE É UM TRIO?
- MONTE UM TRIO DE LÁPIS DE COR.
- MONTE UM TRIO DE BRINQUEDOS.
- AGORA, MONTE O TRIO QUE VOCÊ QUISER.
- CONHECE ALGUÉM EM QUE NA CASA DESSA PESSOA MORE UM TRIO DE PESSOAS?
- VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE TENHA TRÊS ANOS?
- VOCÊ SABE O QUE É UM TRICAMPEÃO?
👉 OBSERVE O NUMERAL ABAIXO E PASSE O SEU DEDO INDICADOR NA TELA DO COMPUTADOR PARA FAZER O MOVIMENTO CORRETO DO NÚMERO TRÊS. LEMBRE-SE DE COMEÇAR DE CIMA PARA BAIXO.
4º MOMENTO
ASSUNTO:
- LETRA "I".
- PERSONAGENS DO FOLCLORE.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
- O EU, O NÓS E O OUTRO.
OBJETIVOS:
- IDENTIFICAR A LETRA "I".
- RELACIONÁ-LO AO SOM QUE ELA REPRESENTA.
- IDENTIFICAR FIGURAS INICIADAS PELA LETRA "I".
- RELEMBRAR E CONHECER NOVOS PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 PEGUE O SEU LIVRO "UM MUNDO CHAMADO ALFABETO" E ABRA NA PÁGINA CORRESPONDENTE À LETRA "I".
ASSUNTO:
- BRINCADEIRA: "CAÇA AO TESOURO SENSORIAL"
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
OBJETIVOS:
- DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TÁTIL.
- DESENVOLVER A ATENÇÃO.
ATIVIDADE PROPOSTA:
👉 CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ. PARA ESSA BRINCADEIRA, UM ADULTO DEVERÁ SEPARAR OBJETOS DE DIFERENTES TEXTURAS E ESPALHAR PELO AMBIENTE ONDE VOCÊS ESTIVEREM BRINCANDO. EXEMPLO DE TEXTURAS: LISO, ÁSPERO, AVELUDADO, MACIO, MOLE...
DEPOIS DE TUDO PRONTO, ELE DEVERÁ DIZER UMA DAS TEXTURAS E VOCÊ E AS DEMAIS PESSOAS QUE ESTIVEREM BRINCANDO DEVERÃO CORRER PARA ENCONTRAR O OBJETO QUE CORRESPONDA A TEXTURA PEDIDA.
PARA A BRINCADEIRA FICAR MAIS DIVERTIDA, VOCÊS PODERÃO DETERMINAR UM TEMPO E COLOCAR UM CRONÔMETRO.