segunda-feira, 29 de março de 2021

29/03 - 2ª FEIRA

 😊SEGUNDA-FEIRA - 29/03😊



1º MOMENTO

ATIVIDADES DE ROTINA
👉 ABRA A SUA AGENDA NO DIA DE HOJE E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO. VOCÊ PODERÁ, COM A AJUDA DE UM ADULTO, ESCREVER UMA PALAVRA INICIADA COM A LETRA DESTA SEMANA, A LETRA "I".

👉 VAMOS RELEMBRAR O ALFABETO? CLIQUE NO LINK ABAIXO, OBSERVE AS LETRAS E AS IMAGENS E DIGA, EM VOZ ALTA, AS LETRINHAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE. PEÇA PARA UM ADULTO DIZER O NOME DAQUELAS QUE VOCÊ NÃO SE LEMBRAR.






2º MOMENTO

ASSUNTO: 

- HISTÓRIA "O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA".

- CONTAGEM E RELAÇÃO NÚMERO/QUANTIDADE.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSPORMAÇÕES.


OBJETIVOS:

- OBSERVAR AS ILUSTRAÇÕES E REALIZAR A LEITURA DE IMAGENS.

- AMPLIAR O VOCABULÁRIO E DESENVOLVER A ORALIDADE.

- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO.

- INDENTIFICAR PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS.

- RELACIONAR NÚMERO E QUANTIDADE.

- DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE CONTAGEM.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA A HISTÓRIA DESTA SEMANA "O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA", DE RUTH ROCHA.



👉 VOCÊ CONHECEU VIVINHO, O COELHINHO QUE NÃO QUERIA SER COELHINHO DE PÁSCOA. AGORA, PEGUE A FICHA DE ATIVIDADES ABAIXO E, USANDO LÁPIS GRAFITE, PREENCHA O CABEÇALHO.
PEGUE, TAMBÉM, UMA CAIXINHA DE FÓSFORO (COM PALITOS DENTRO).


👉 OBSERVE A IMAGEM E DESCUBRA QUAL É A QUANTIDADE DE PALITOS QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR PARA COBRIR TODO O COELHINHO. ENTÃO, PINTE O QUADRINHO QUE TEM O NUMERAL QUE REPRESENTA ESSA QUANTIDADE.
DEPOIS, PINTE O COELHINHO COM BASTANTE CAPRIHCO E, POR FIM, COLE OS PALITOS EM CIMA DA REPRESENTAÇÃO DE CADA PALITINHO.





3º MOMENTO

ASSUNTO: 

- NÚMERO "3".


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.


OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR O NÚMERO "3".

- RELACIONÁ-LO À QUANTIDADE QUE ELE REPRESENTA.

- REALIZAR O TRAÇADO CORRETO DO NÚMERO "3"..

- IDENTIFICAR O USO DESSE NUMERAL EM NOSSO COTIDIANO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVERSE COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE:

- O QUE É UM TRIO?

- MONTE UM TRIO DE LÁPIS DE COR.

- MONTE UM TRIO DE BRINQUEDOS.

- AGORA, MONTE O TRIO QUE VOCÊ QUISER.

- CONHECE ALGUÉM EM QUE NA CASA DESSA PESSOA MORE UM TRIO DE PESSOAS?

- VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE TENHA TRÊS ANOS?

- VOCÊ SABE O QUE É UM TRICAMPEÃO?


👉 OBSERVE O NUMERAL ABAIXO E PASSE O SEU DEDO INDICADOR NA TELA DO COMPUTADOR PARA FAZER O MOVIMENTO CORRETO DO NÚMERO TRÊS. LEMBRE-SE DE COMEÇAR DE CIMA PARA BAIXO.



👉 PEGUE UMA CAIXA OU UMA BANDEJA COM FARINHA E FAÇA O NÚMERO "3", USANDO O DEDO INDICADOR.


👉 PEGUE A SUA APOSTILA DE NÚMEROS E ABRA NA PÁGINA 7. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE. 
DEPOIS, CUBRA OS PONTILHADOS PARA FORMAR O NÚMERO TRÊS E PINTE A IMAGEM COM BASTANTE CAPRICHO.




4º MOMENTO


ASSUNTO: 

- LETRA "I".

- PERSONAGENS DO FOLCLORE.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

- O EU, O NÓS E O OUTRO.

 

OBJETIVOS:

- IDENTIFICAR A LETRA "I".

- RELACIONÁ-LO AO SOM QUE ELA REPRESENTA.

- IDENTIFICAR FIGURAS INICIADAS PELA LETRA "I".

- RELEMBRAR E CONHECER NOVOS PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 PEGUE O SEU LIVRO "UM MUNDO CHAMADO ALFABETO" E ABRA NA PÁGINA CORRESPONDENTE À LETRA "I".


👉 OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES DESTAS PÁGINAS E DIGA, EM VOZ ALTA, O NOME DAS FIGURAS QUE INICIAM COM A LETRA "I". DEPOIS, PEÇA PARA UM ADULTO FAZER A LEITURA DO TEXTO. POR FIM, CIRCULE TODAS AS LETRAS "E" QUE VOCÊ ENCONTRAR.

👉 VOCÊ CONHECE OS PERSONAGENS DO FOLCLORE QUE ESTÃO NA IMAGEM ABAIXO? DIGA O NOME DAQUELES QUE VOCÊ CONHECE E, COM A AJUDA DE UM ADULTO, DESCUBRA O NOME DAQUELES QUE VOCÊ NÃO CONHECE.



👉 QUAL DOS PERSONAGENS ACIMA INICIA COM A LETRA "I"?
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESSA PERSONAGEM DO NOSSO FOLCLORE.


👉 PEGUE A SUA APOSTILA DO ALFABETO E ABRA NA PÁGINA 10. USANDO LÁPIS GRAFITE, COLOQUE A DATA DE HOJE.
OBSERVE OS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE E ENCONTRE AQUELE, CUJO NOME, INICIA COM A LETRA "I". CIRCULE-O.
DEPOIS, CUBRA TODOS OS PONTILHADOS PARA FORMAR AS LETRA "I". LEMBRE-SE DE COMEÇAR DE CIMA PARA BAIXO. POR FIM, PINTE OS PERSONAGENS COM BASTANTE CAPRICHO.



5º MOMENTO

ASSUNTO: 

- BRINCADEIRA: "CAÇA AO TESOURO SENSORIAL"


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

 

OBJETIVOS:

- DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TÁTIL.

- DESENVOLVER A ATENÇÃO.


ATIVIDADE PROPOSTA:

👉 CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ. PARA ESSA BRINCADEIRA, UM ADULTO DEVERÁ SEPARAR OBJETOS DE DIFERENTES TEXTURAS E ESPALHAR PELO AMBIENTE ONDE VOCÊS ESTIVEREM BRINCANDO. EXEMPLO DE TEXTURAS: LISO, ÁSPERO, AVELUDADO, MACIO, MOLE...

DEPOIS DE TUDO PRONTO, ELE DEVERÁ DIZER UMA DAS TEXTURAS E VOCÊ E AS DEMAIS PESSOAS QUE ESTIVEREM BRINCANDO DEVERÃO CORRER PARA ENCONTRAR O OBJETO QUE CORRESPONDA A TEXTURA PEDIDA. 

PARA A BRINCADEIRA FICAR MAIS DIVERTIDA, VOCÊS PODERÃO DETERMINAR UM TEMPO E COLOCAR UM CRONÔMETRO.

Nenhum comentário: